Solicitar PED | |
Semestre | 1º semestre de 2023 |
Dados da disciplina PED | |
Sigla da disciplina | BZ385 |
Nome da disciplina | Zoologia de Invertebrados II |
Turma | |
Diurno | |
Carga horária semestral da disciplina (em horas, digite apenas números) |
75 |
Previsão de alunos | 85 |
Professor supervisor | Gustavo Quevedo Romero |
Dados da solicitação de PED | |
Quantidade de PED B desejada | 2 |
Quantidade de PED C desejada | 2 |
Dados do projeto | |
Percentual da carga didática por PED B por turma | |
50 | |
Percentual da carga didática por PED C por turma (de 0 a 25) | |
0 | |
Horário e dia da semana da disciplina | |
Função /Responsabilidades do professor supervisor | |
O professor responsável atribuirá tarefas aos alunos PED B e C, como organização do material didático, organização das aulas didáticas e algumas aulas (para PED B), sempre sob orientação e supervisão do professor. | |
Descrição da atividade a ser desenvolvida pelo estagiário | |
A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas, práticas ou, na maioria das vezes, teórico–práticas. Nestas aulas será dada ênfase em tópicos como diversidade, variações morfológicas, organização e classificação de grande número de táxons, como os artrópodes (insetos, quelicerados, crustáceos e miriápodos), lofoforados (briozoários, foronídeos e braquiópodos), equinodermos, hemicordados e cordados não vertebrados, entre outros. Parte das aulas é destinada a mostrar as novidades evolutivas e adaptações ao ambiente destes grupos, além dos aspectos filogenéticos. Para atingir estes objetivos nas aulas é feita uma apresentação sucinta das relações filogenéticas, das características morfológicas e da biologia funcional comparativa dos grupos zoológicos. Após esta apresentação, são ministradas aulas práticas onde os alunos da disciplina utilizam protocolos detalhados previamente preparados, inclusive com questões visando facilitar a aprendizagem. Em função da grande quantidade de material a ser examinado se faz necessária a participação de pelo menos 3 professores em cada aula prática para auxiliar na identificação das principais estruturas (que na maioria das vezes são examinadas com auxílio de microscópio e lupa). Atividades extra-classe, como excursões, serão realizadas para a complementação do conteúdo ministrado nas aulas, visando, especialmente o aumento do conhecimento sobre as relações filogenéticas e/ou evolutivas dos invertebrados estudados. A avaliação será feita através de provas teórico-práticas e trabalhos extra-classe, como os relatórios de excursão. | |
Método proposto para avaliar o desempenho do estagiário | |
O estagiário será avaliado por (i) atividades, (ii) dedicação, (iii) motivação, (iv) cumprimento dos prazos | |