Solicitar PED | |
Semestre | 1º semestre de 2023 |
Dados da disciplina PED | |
Sigla da disciplina | BB123 |
Nome da disciplina | Bioquímica Básica I |
Turma | |
Diurno | |
Carga horária semestral da disciplina (em horas, digite apenas números) |
75 |
Previsão de alunos | 55 |
Professor supervisor | Marcelo Bispo de Jesus |
Dados da solicitação de PED | |
Quantidade de PED B desejada | 0 |
Quantidade de PED C desejada | 4 |
Dados do projeto | |
Percentual da carga didática por PED C por turma (de 0 a 25) | |
0 | |
Horário e dia da semana da disciplina | |
Função /Responsabilidades do professor supervisor | |
Os professores se reunem semanalmente, impreterivelmente, antes de cada aula com os alunos PED e PAD. Nesses encontros orientamos e aperfeiçoamos os conhecimentos (i.e., revisão do estudo dirigido) alinhando toda a equipe com as atividades pedagógicas (i.e., objetivo pedagógico, meios para alcançados dentro da estratégia do ensino ativo) dos monitores para preparar o aluno para a sua desempenhar sua função em sala de aula (presencial ou virtual). | |
Descrição da atividade a ser desenvolvida pelo estagiário | |
A BB123 utiliza-se de atividades baseadas em ensino ativo, onde uma das principais atividades desenvolvidas na disciplina é o estudo dirigido. O estudo dirigido é realizado em pequenos grupos, cuja aplicação é supervisionada pela equipe docente (professores + monitores PED e PAD) – a ser respondido pelo aluno em sala de aula. No estudo, em pequenos grupos (4 alunos), os professores e monitores conduzem o aluno na busca das informações solicitadas, consultando livro texto, levando-o a construir os conceitos teóricos abordados na disciplina. Além disso, há aulas expositivas, aulas práticas de laboratório de bioquímica e no laboratório de informática (uso de softwares educacionais que auxiliam os alunos a visualizar aspectos moleculares da Bioquímica). A avaliação do conteúdo, além de 3 provas teóricas, prevê a aplicação de 10 avaliações, realizadas ao final de cada conteúdo. Desta forma, as diversas atividades exploradas em sala de aula e as instâncias de avaliação, requerem a disponibilidade de uma equipe docente (professor + monitores PED e PAD), esse auxílio se tornou ainda mais indispensável no ensino remoto. É necessário que essa equipe esteja preparada e que garanta assistência aos alunos. Em termos da formação / capacitação docente, além da participação ativa em todas as aulas, como descrito acima, a disciplina prevê a realização semanal de reuniões de planejamento/discussão das questões a serem apresentadas aos alunos nos estudos em pequenos grupos, o que constitui uma instância a mais de aprendizado do PED. Destaco que essa estratégia de ensino vem sendo anualmente aprimorada com sugestões dos professores, monitores e alunos. Isso impacta diretamente na excelente avaliação que a disciplina recebe sistematicamente, esse sucesso e a qualidade são altamente dependentes de uma equipe muito bem treinada. | |
Método proposto para avaliar o desempenho do estagiário | |
metodologia consistirá de: 1) Estudos em pequenos grupos, com resolução de questões de Estudo Dirigido (ED). Essas aulas serão agendadas por plataformas digitais (e.g. Google Meet) e os alunos (ca. 120) serão divididos em grupos, para os quais a participação dos monitores PAD. 2) Aulas expositivas remotas, com apresentação síncrona, que serão gravadas. 3) Intensa utilização das ferramentais virtuais, principalmente a plataforma Moodle, onde os monitores PAD auxiliam na manutenção da plataforma, em atividades como inserção de exercícios e materiais suplementares, compilação de notas (em sua maioria são corrigidas pela própria plataforma), entre outras. O monitor PAD poderá participar de reuniões de preparo do roteiro de estudos (ED) a serem usados nos estudos em pequenos grupos. Também poderão oferecer plantões de dúvidas pré-prova, nas áreas de Bioquímica e Fisiologia, com orientação do professor responsável. E dadas as atuais circunstâncias, nossa experiência das disciplina ministradas remotamente, a participação dos PADs foi fundamental na execução do plano pedagógico, e na manutenção da qualidade das disciplinas. Em 2022, tivemos 4 PEDs auxiliando na disciplina e foi excelente, não houve sobrecarga e a diversidade de pessoas foi muito destacado pelos alunos na avaliação. Não há a necessidade de aumento no número de bolsas PED disponíveis para a disciplina, eu diria que a metodologia usada requer esse alto número de formadores, além disso a experiência é muito significativa para os PEDs. | |