Solicitar PED
Semestre 1º semestre de 2023
Dados da disciplina PED
Sigla da disciplina BB123
Nome da disciplina Bioquímica Básica I
Turma
Diurno
Carga horária semestral da disciplina
(em horas, digite apenas números)
75
Previsão de alunos 55
Professor supervisor Marcelo Bispo de Jesus
Dados da solicitação de PED
Quantidade de PED B desejada 0
Quantidade de PED C desejada 4
Dados do projeto
Percentual da carga didática por PED C por turma (de 0 a 25)
0
Horário e dia da semana da disciplina
Função /Responsabilidades do professor supervisor
Os professores se reunem semanalmente, impreterivelmente, antes de cada aula com os alunos PED e PAD. Nesses encontros orientamos e aperfeiçoamos os conhecimentos (i.e., revisão do estudo dirigido) alinhando toda a equipe com as atividades pedagógicas (i.e., objetivo pedagógico, meios para alcançados dentro da estratégia do ensino ativo) dos monitores para preparar o aluno para a sua desempenhar sua função em sala de aula (presencial ou virtual).
Descrição da atividade a ser desenvolvida pelo estagiário
A BB123 utiliza-se de atividades baseadas em ensino ativo, onde uma das principais atividades desenvolvidas na disciplina é o estudo dirigido. O estudo dirigido é realizado em pequenos grupos, cuja aplicação é supervisionada pela equipe docente (professores + monitores PED e PAD) – a ser respondido pelo aluno em sala de aula. No estudo, em pequenos grupos (4 alunos), os professores e monitores conduzem o aluno na busca das informações solicitadas, consultando livro texto, levando-o a construir os conceitos teóricos abordados na disciplina. Além disso, há aulas expositivas, aulas práticas de laboratório de bioquímica e no laboratório de informática (uso de softwares educacionais que auxiliam os alunos a visualizar aspectos moleculares da Bioquímica). A avaliação do conteúdo, além de 3 provas teóricas, prevê a aplicação de 10 avaliações, realizadas ao final de cada conteúdo. Desta forma, as diversas atividades exploradas em sala de aula e as instâncias de avaliação, requerem a disponibilidade de uma equipe docente (professor + monitores PED e PAD), esse auxílio se tornou ainda mais indispensável no ensino remoto. É necessário que essa equipe esteja preparada e que garanta assistência aos alunos. Em termos da formação / capacitação docente, além da participação ativa em todas as aulas, como descrito acima, a disciplina prevê a realização semanal de reuniões de planejamento/discussão das questões a serem apresentadas aos alunos nos estudos em pequenos grupos, o que constitui uma instância a mais de aprendizado do PED. Destaco que essa estratégia de ensino vem sendo anualmente aprimorada com sugestões dos professores, monitores e alunos. Isso impacta diretamente na excelente avaliação que a disciplina recebe sistematicamente, esse sucesso e a qualidade são altamente dependentes de uma equipe muito bem treinada.
Método proposto para avaliar o desempenho do estagiário
metodologia consistirá de: 1) Estudos em pequenos grupos, com resolução de questões de Estudo Dirigido (ED). Essas aulas serão agendadas por plataformas digitais (e.g. Google Meet) e os alunos (ca. 120) serão divididos em grupos, para os quais a participação dos monitores PAD. 2) Aulas expositivas remotas, com apresentação síncrona, que serão gravadas. 3) Intensa utilização das ferramentais virtuais, principalmente a plataforma Moodle, onde os monitores PAD auxiliam na manutenção da plataforma, em atividades como inserção de exercícios e materiais suplementares, compilação de notas (em sua maioria são corrigidas pela própria plataforma), entre outras. O monitor PAD poderá participar de reuniões de preparo do roteiro de estudos (ED) a serem usados nos estudos em pequenos grupos. Também poderão oferecer plantões de dúvidas pré-prova, nas áreas de Bioquímica e Fisiologia, com orientação do professor responsável. E dadas as atuais circunstâncias, nossa experiência das disciplina ministradas remotamente, a participação dos PADs foi fundamental na execução do plano pedagógico, e na manutenção da qualidade das disciplinas. Em 2022, tivemos 4 PEDs auxiliando na disciplina e foi excelente, não houve sobrecarga e a diversidade de pessoas foi muito destacado pelos alunos na avaliação. Não há a necessidade de aumento no número de bolsas PED disponíveis para a disciplina, eu diria que a metodologia usada requer esse alto número de formadores, além disso a experiência é muito significativa para os PEDs.