Solicitar PED
Semestre 1º semestre de 2024
Dados da disciplina PED
Sigla da disciplina BB123
Nome da disciplina Bioquímica Básica I
Turma
Diurno
Carga horária semestral da disciplina
(em horas, digite apenas números)
75
Previsão de alunos 60
Professor supervisor Marcelo Bispo de Jesus
Dados da solicitação de PED
Quantidade de PED B desejada 0
Quantidade de PED C desejada 3
Dados do projeto
Percentual da carga didática por PED C por turma (de 0 a 25)
0
Horário e dia da semana da disciplina
Função /Responsabilidades do professor supervisor
Os professores se reunem semanalmente, impreterivelmente, antes de cada aula com os alunos PED e PAD. Nesses encontros orientamos e aperfeiçoamos os conhecimentos (i.e., revisão do estudo dirigido) alinhando toda a equipe com as atividades pedagógicas (i.e., objetivo pedagógico, meios para alcançados dentro da estratégia do ensino ativo) dos monitores para preparar o aluno para a sua desempenhar sua função em sala de aula (presencial ou virtual).
Descrição da atividade a ser desenvolvida pelo estagiário
A BB123 utiliza-se de atividades baseadas em ensino ativo, onde uma das principais atividades desenvolvidas na disciplina é o estudo dirigido. O estudo dirigido é realizado em pequenos grupos, cuja aplicação é supervisionada pela equipe docente (professores + monitores PED e PAD) – a ser respondido pelo aluno em sala de aula. No estudo, em pequenos grupos (4 alunos), os professores e monitores conduzem o aluno na busca das informações solicitadas, consultando livro texto, levando-o a construir os conceitos teóricos abordados na disciplina. Além disso, há aulas expositivas, aulas práticas de laboratório de bioquímica e no laboratório de informática (uso de softwares educacionais que auxiliam os alunos a visualizar aspectos moleculares da Bioquímica). A avaliação do conteúdo, além de 3 provas teóricas, prevê a aplicação de 10 avaliações, realizadas ao final de cada conteúdo. Desta forma, as diversas atividades exploradas em sala de aula e as instâncias de avaliação, requerem a disponibilidade de uma equipe docente (professor + monitores PED e PAD), esse auxílio se tornou ainda mais indispensável no ensino remoto. É necessário que essa equipe esteja preparada e que garanta assistência aos alunos. Em termos da formação / capacitação docente, além da participação ativa em todas as aulas, como descrito acima, a disciplina prevê a realização semanal de reuniões de planejamento/discussão das questões a serem apresentadas aos alunos nos estudos em pequenos grupos, o que constitui uma instância a mais de aprendizado do PED. Destaco que essa estratégia de ensino vem sendo anualmente aprimorada com sugestões dos professores, monitores e alunos. Isso impacta diretamente na excelente avaliação que a disciplina recebe sistematicamente, esse sucesso e a qualidade são altamente dependentes de uma equipe muito bem treinada.
Método proposto para avaliar o desempenho do estagiário
O PED tem um acompanhado semanal durante as reuniões onde é repassado o estudo dirigido, nesse momento é dado um feedback sobre a atuação, garantindo que todo o grupo de formadores esteja falando a mesma língua em sala de aula. Quaisquer problemas são resolvidos antes dos estagiários irem para a sala de aula. Ao final do curso é realizada uma reunião tanto para ouvir as impressões e aprendizados durante o semestre, como para dar ao estagiário um retorno sobre a sua participação na disciplina.