Solicitar PED | |
Semestre | 1º semestre de 2024 |
Dados da disciplina PED | |
Sigla da disciplina | BB123 |
Nome da disciplina | Bioquímica Básica I |
Turma | |
Diurno | |
Carga horária semestral da disciplina (em horas, digite apenas números) |
75 |
Previsão de alunos | 60 |
Professor supervisor | Marcelo Bispo de Jesus |
Dados da solicitação de PED | |
Quantidade de PED B desejada | 0 |
Quantidade de PED C desejada | 3 |
Dados do projeto | |
Percentual da carga didática por PED C por turma (de 0 a 25) | |
0 | |
Horário e dia da semana da disciplina | |
Função /Responsabilidades do professor supervisor | |
Os professores se reunem semanalmente, impreterivelmente, antes de cada aula com os alunos PED e PAD. Nesses encontros orientamos e aperfeiçoamos os conhecimentos (i.e., revisão do estudo dirigido) alinhando toda a equipe com as atividades pedagógicas (i.e., objetivo pedagógico, meios para alcançados dentro da estratégia do ensino ativo) dos monitores para preparar o aluno para a sua desempenhar sua função em sala de aula (presencial ou virtual). | |
Descrição da atividade a ser desenvolvida pelo estagiário | |
A BB123 utiliza-se de atividades baseadas em ensino ativo, onde uma das principais atividades desenvolvidas na disciplina é o estudo dirigido. O estudo dirigido é realizado em pequenos grupos, cuja aplicação é supervisionada pela equipe docente (professores + monitores PED e PAD) – a ser respondido pelo aluno em sala de aula. No estudo, em pequenos grupos (4 alunos), os professores e monitores conduzem o aluno na busca das informações solicitadas, consultando livro texto, levando-o a construir os conceitos teóricos abordados na disciplina. Além disso, há aulas expositivas, aulas práticas de laboratório de bioquímica e no laboratório de informática (uso de softwares educacionais que auxiliam os alunos a visualizar aspectos moleculares da Bioquímica). A avaliação do conteúdo, além de 3 provas teóricas, prevê a aplicação de 10 avaliações, realizadas ao final de cada conteúdo. Desta forma, as diversas atividades exploradas em sala de aula e as instâncias de avaliação, requerem a disponibilidade de uma equipe docente (professor + monitores PED e PAD), esse auxílio se tornou ainda mais indispensável no ensino remoto. É necessário que essa equipe esteja preparada e que garanta assistência aos alunos. Em termos da formação / capacitação docente, além da participação ativa em todas as aulas, como descrito acima, a disciplina prevê a realização semanal de reuniões de planejamento/discussão das questões a serem apresentadas aos alunos nos estudos em pequenos grupos, o que constitui uma instância a mais de aprendizado do PED. Destaco que essa estratégia de ensino vem sendo anualmente aprimorada com sugestões dos professores, monitores e alunos. Isso impacta diretamente na excelente avaliação que a disciplina recebe sistematicamente, esse sucesso e a qualidade são altamente dependentes de uma equipe muito bem treinada. | |
Método proposto para avaliar o desempenho do estagiário | |
O PED tem um acompanhado semanal durante as reuniões onde é repassado o estudo dirigido, nesse momento é dado um feedback sobre a atuação, garantindo que todo o grupo de formadores esteja falando a mesma língua em sala de aula. Quaisquer problemas são resolvidos antes dos estagiários irem para a sala de aula. Ao final do curso é realizada uma reunião tanto para ouvir as impressões e aprendizados durante o semestre, como para dar ao estagiário um retorno sobre a sua participação na disciplina. | |