Solicitar PED | |
Semestre | 2º semestre de 2024 |
Dados da disciplina PED | |
Sigla da disciplina | BB110 |
Nome da disciplina | Bioquímica |
Turma | |
Diurno | |
Carga horária semestral da disciplina (em horas, digite apenas números) |
60 |
Previsão de alunos | 70 |
Professor supervisor | Paulo Guimarães Gandra |
Dados da solicitação de PED | |
Quantidade de PED B desejada | |
Quantidade de PED C desejada | 1 |
Dados do projeto | |
Percentual da carga didática por PED C por turma (de 0 a 25) | |
0 | |
Horário e dia da semana da disciplina | |
Função /Responsabilidades do professor supervisor | |
A disciplina BB110 utiliza diferentes estratégias de ensino que tem como objetivo fomentar a participação ativa e o engajamento dos alunos com os conteúdos de bioquímica e com a disciplina. Além de aulas teóricas expositivas, nós iremos realizar atividades de caráter prático que incluem estudos dirigidos em pequenos grupos de alunos e atividades em laboratório (laboratório de aula prática e laboratório de informática; CIEGIB). O uso dessas estratégias requer o planejamento das atividades práticas e o desenvolvimento de materiais didáticos. O professor supervisor do PED será responsável pela elaboração do programa da disciplina, das atividades e dos materiais que serão utilizados. O professor também será responsável pela maior parte das aulas teóricas expositivas. O PED irá participar do planejamento da disciplina e das atividades que serão realizadas em sala de aula (de acordo com o descrito em “Atividades do discente”). Caberá ao professor supervisor promover a participação do PED e orientar e fornecer feedback para o PED sobre a sua atuação nestas atividades. | |
Descrição da atividade a ser desenvolvida pelo estagiário | |
O discente irá participar de reuniões semanais que tem como objetivo planejar o programa e as atividades da disciplina. É esperado que o PED esteja presente nas aulas da disciplina BB110 onde irá atuar como facilitador do processo de ensino-aprendizagem durante as atividades de caráter prático. A presença do PED na sala de aula também é importante para que o PED tenha conhecimento dos conteúdos abordados e de como esses assuntos serão tratados com os alunos. Isso permitirá que o PED estabeleça uma linguagem comum com o restante da equipe de ensino e irá também direcionar a sua atuação na disciplina. As atividades realizadas durante as aulas que requerem assistência integral do professor e do PED serão aulas práticas em laboratório (“quantificação de glicogênio em amostras biológicas”) estudos dirigidos em pequenos grupos de alunos (realizados em praticamente todas as aulas) e atividades com um site interativo (sobre o mecanismo de contração do músculo esquelético no CIEGIB). O PED irá auxiliar na correção de listas de exercícios e provas, e poderá atuar em aulas teóricas sob supervisão do docente. O PED também irá participar da orientação dos PADs. Considerando o número de alunos matriculados na disciplina (~60), a participação do PED especialmente nas atividades de caráter prático que serão realizadas em praticamente todas as aulas ao longo do semestre será bastante importante. | |
Método proposto para avaliar o desempenho do estagiário | |
Ao longo do semestre iremos realizar reuniões semanais para discussão do planeamento e atividades da disciplina. Essas reuniões também serão utilizadas para fornecer feedback ao PED em relação à sua atuação na aula e atividades realizadas na semana. Ao final da disciplina a atuação do PED será avaliada no relatório final. | |